sexta-feira, 15 de abril de 2016

Dia Mundial da Voz


*Poster realizado em parceria com as colegas Inês Pinto, Petra Gomes e Carolina Rosinha, no âmbito da cadeira de Introdução à Produção Vocal
 
Gérard Bauër afirmou que a voz é um segundo rosto, eu considero que a voz é o espelho da alma!


É já no dia 16 de Abril que se celebra o Dia Mundial da Voz, sendo esta um importante indicador da nossa identidade, não só em questões de género e idade, como também sobre o papel que desempenhamos na sociedade, na família, a nível profissional e nas relações psicossociais que estabelecemos com os outros.


O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde qualificado para avaliar, diagnosticar e intervir nas patologias vocais, estando igualmente apto para actuar e cooperar com todos os profissionais que queiram melhorar a sua performance vocal sem qualquer patologia associada, como os jornalistas, os locutores de rádio, os actores, os políticos, os advogados, os telefonistas de call center, os professores, entre muitos outros profissionais cuja voz é o seu instrumento de trabalho.
E porque não são só os profissionais de voz que estão susceptíveis a perturbações vocais, é importante que toda a população esteja atenta a sinais e sintomas relacionados com a sua voz, como por exemplo, rouquidão durante um longo período de tempo sem melhoria, e/ou dor ou desconforto ao falar, sugerindo-se a procura de um otorrinolaringologista e um Terapeuta da Fala para avaliação.

 “A voz é a forma mais comum de comunicação, sendo da maior importância nas relações sociais e na vida profissional. Só usando a voz de uma forma correcta e tendo cuidados com a sua utilização é possível manter uma voz saudável durante toda a vida” (American Academy of otorhinolaryngology – Head and Neck Surgery).

 Assim, sugere-se que:
- Beba entre 6 a 8 copos de água ao longo do dia;
 - Evite pigarrear (“clarear a voz”);
 - Evite fumar;
 - Não tenha comportamentos de mau uso e abuso vocal, como por exemplo, gritar, falar durante longos períodos de tempo;
 - Evite a ingestão de bebidas que promovam a desidratação da mucosa das pregas vocais, tais como, café, chás diuréticos, álcool.

Para mais informações e esclarecimentos não hesite em contactar-nos e marque a sua consulta ou rastreio!

Inês Santos – Terapeuta da Fala

Sem comentários:

Enviar um comentário